Cultura em Nova Iguaçu!

Cultura em Nova Iguaçu!
Nova Iguaçu, Arte, Esporte e Cultura

domingo, 1 de dezembro de 2013

Vencedores entre 15 e 17 anos têm novo desafio: os Jogos Escolares da Juventude, no Pará

Durante cinco meses foram distribuídos diversas medalhas e troféus para atletas de 14 modalidades esportivas nas categorias A (12 a 14 anos) e B (15 a 17)
Durante cinco meses foram distribuídos diversas medalhas e troféus para atletas de 14 modalidades esportivas nas categorias A (12 a 14 anos) e B (15 a 17) Foto: Eliane Carvalho/SEEL
Adriano Ferreira
Tamanho do texto A A A
Do Rio de Janeiro para o Brasil. O prêmio para cerca de 150 desportistas — de 15 a 17 anos — e educadores físicos, campeões em 14 modalidades dos Jogos Estudantis (JE), será a disputa no próximo mês, em Belém (PA), dos Jogos Escolares da Juventude (JEJ). Na terra do açaí, os cariocas participarão do maior evento esportivo estudantil do país, com 4.300 atletas de 26 estados do Brasil, mais o Distrito Federal e uma delegação da cidade anfitriã.
A Secretaria de Esportes e Lazer do Rio, organizadora do JE, custeará as passagens aéreas e os uniformes para a viagem ao Pará.
- Quem sabe, não descobrimos novos Cielos e Hortências, para nos encher de orgulho - disse o secretário de esporte, André Lazaroni.
Durante cinco meses, 13 mil alunos do ensino fundamental e médio de 437 escolas, de 55 municípios, participaram do Jogos Estaduantis. Desde 2010, a competição passou a ser disputada entre escolas públicas e particulares.
- Promoveu uma troca de experiência de universos diferentes, sem preconceito, violência e nenhum vandalismo - afirmou Lazaroni.
Meninas do atletismo do Rio, nos Jogos Escolares, em Natal
Meninas do atletismo do Rio, nos Jogos Escolares, em Natal Foto: / Marcelo Santos / SEEL / Divulgação
Os campeões de 12 a 14 anos disputaram, em setembro, os Jogos Escolares da Juventude, em Natal. Agora, o Rio marcará presença em Belém, com atletas no atletismo, badminton, basquete, futsal, ginástica rítmica, handebol, judô, luta olímpica, natação, tênis de mesa, vôlei e xadrez. No ciclismo, o estado não terá participantes.
Os Jogos Escolares da Juventude são organizados pelo Comitê Olímpico Brasileiro. Em 2013, o evento mudou o nome: de Olimpíadas Escolares a Jogos Escolares da Juventude. A nova designação atende a uma solicitação do Comitê Olímpico Internacional (COI), que quer preservar o uso de expressões com o termo “Olimpíadas”, que é uma propriedade do COI.


Leia mais: http://extra.globo.com/esporte/jogos-estudantis/vencedores-entre-15-17-anos-tem-novo-desafio-os-jogos-escolares-da-juventude-no-para-10366150.html#ixzz2mE9ca155

Nenhum comentário: