Cultura em Nova Iguaçu!

Cultura em Nova Iguaçu!
Nova Iguaçu, Arte, Esporte e Cultura

domingo, 1 de dezembro de 2013

udocas do Santa Mônica Centro Educacional brilham na escola por onde passaram Xuxa e Ronaldo Fenômeno

Judocas do Santa Mônica ao lado treinador Zezão e do supervisor Luiz Cezar
Judocas do Santa Mônica ao lado treinador Zezão e do supervisor Luiz Cezar Foto: Urbano Erbiste / Extra
Adriano Ferreira
Tamanho do texto A A A
Se o princípio japonês do judô é o do “caminho suave”, é com golpes firmes que o judoca Rodrigo Lopes, de 17 anos, abre seu rumo no esporte. O atleta foi um dos destaques do Santa Mônica Centro Educacional, de Bento Ribeiro, na Zona Norte, nos Jogos Estudantis.
Em cinco anos no colégio, ele conseguiu atingir o equilíbrio oriental que lhe rendeu, além do quinto título consecutivo da competição, duas conquistas em campeonatos pan-americanos, e uma participação no Mundial sub-18, no último mês de agosto, em Miami, nos Estados Unidos, na categoria meio-leve (até 60 kg).
Rodrigo Lopes no memorial do Santa Mônica Centro Educacional
Rodrigo Lopes no memorial do Santa Mônica Centro Educacional Foto: / Urbano Erbiste
- Tudo que fiz na minha vida foi sonhando com esse momento. Realizei um sonho que foi participar do Mundial. Integro a seleção brasileira juvenil e estou treinando forte para tentar representar o país nas Olimpíadas do Rio-2016. O tempo é curto e tenho pouca idade. Se não conseguir, em 2020 estarei nos Jogos Olímpicos, com certeza - sonha o judoca, que passou recentemente por cirurgia no dedo polegar da mão direita, quebrado durante as muitas competições que disputa pelo país.
Os méritos são divididos com o treinador, José Moura, o “Zezão”, que em 2008 vislumbrou o potencial do atleta, brincando com amigos em uma academia no bairro de Irajá.
- Quando bati o olho nele, pensei: Precisamos reforçar nosso judô e trabalhar suas potencialidades para que se torne um campeão. O primeiro título veio apenas cinco meses depois - afirmou o treinador.
Além do apoio dos pais, do auxílio do Bolsa Atleta — programa do Governo Federal que apoia atletas de alto rendimento —, Rodrigo Lopes ainda desfruta de 100% de bolsa de estudos. Outros 280 atletas de diversas modalidades esportivas recebem o mesmo benefício do Santa Mônica.
Rodrigo Lopes em ação nos treinamentos do judô
Rodrigo Lopes em ação nos treinamentos do judô Foto: / Urbano Erbiste
O reflexo desse investimento aconteceu na edição 2013 dos Jogos Estudantis. Somente no judô, em 32 disputas, envolvendo as categorias A (12 a 14 anos) e B (15 a 17 anos), o centro educacional conquistou 16 medalhas de ouro.
- Seremos a escola com o maior número de atletas na delegação carioca que se classificou para disputar os Jogos Escolares da Juventude, em novembro, em Belém, com cerca de 30 estudantes em várias modalidades esportivas - afirmou o supervisor de educação física, Luiz Cezar Baptista.
Quem sabe da atual geração de alunos do Santa Mônica não saem futuros campeões como o pentacampeão Ronaldo Fenômeno, e Cátia Cilene, da seleção brasileira feminina de futebol? Ambos são ex-estudantes do Santa Mônica, assim como Xuxa, a Rainha dos Baixinhos.

Links Patrocinados

Bolsa de Estudo FaculdadeBolsas de Estudo de 50% para Graduação e Pós-


Leia mais: http://extra.globo.com/esporte/jogos-estudantis/judocas-do-santa-monica-centro-educacional-brilham-na-escola-por-onde-passaram-xuxa-ronaldo-fenomeno-10346527.html#ixzz2mEBabM00

Nenhum comentário: